Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Anatel tem nova fórmula para reajustar tarifa de telefone

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai publicar no Diário Oficial da União da próxima semana a nova fórmula para corrigir as tarifas de telefonia. Atualmente, o índice de reajuste é calculado com base no Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI).

Aprovada pelo conselho diretor da Anatel na última quarta-feira, para entrar em vigor a partir de janeiro de 2006, a nova tabela substitui o IGP-DI por nove variáveis de preços. A nova fórmula de reajuste, elaborada com dados fornecidos pelas próprias concessionárias de telefonia, determina que os maiores pesos na composição de preços sejam o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com 46,27% de peso, e o Índice de Preços no Atacado (IPA), com 35,78%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) terá 4,78% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), 5,75%. Os demais índices terão participação residual, como o Índice de Construção Civil (ICC), que entrará com 3,96%, enquanto outros índices terão peso próximo a zero. As informações são da Radiobrás.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.