Especializada em refeições coletivas, a londrinense Apetit Serviços de Alimentação aposta forte em comunicação interna para conseguir unir os funcionários espalhados por 11 estados brasileiros onde a companhia atua. Com cerca de 2 mil colaboradores, investir em uma forma eficaz de informá-los sobre todas as práticas da empresa tem sido eficiente para garantir o envolvimento e comprometimento da equipe.
Por meio de um sistema de mensagens, todos os funcionários recebem em seus celulares dados e novidades sobre a Apetit. E não é só isso. O colaborador também pode usar o canal para ser ouvido pelos líderes da companhia.
“Eles conseguem saber exatamente o que queremos dizer e nós o que eles precisam falar. Os funcionários sabem para onde estamos indo, e isso cria um espírito de pertencimento neles”, explica a presidente Marcia Mocelin Manfrin.
Crescendo junto
Mas o sentimento de fazer parte do negócio também é resultado do investimento que a empresa faz em capacitação. Há sete anos existe na sede a Universidade Corporativa Apetit, a Uniap, que tem 250 cursos à distância para os funcionários e seus familiares, todos com certificação. Para os cursos presenciais, a dinâmica é diferente: alguns colaboradores ficam alojados na universidade, aprendem e depois atuam como multiplicadores nas unidades de seus estados. Quanto mais se capacitam, maiores as chances de crescer na empresa, o que acontece com frequência e é, segundo Márcia, o maior atrativo da Apetit.
Rotina mais leve
Um fator que tem contribuído para a qualidade de vida dos funcionários, principalmente durante o trabalho, foi o investimento da empresa no uso de alimentos processados, acabando com a necessidade de cortá-los no local. Com isso, diminuiu o peso que eles precisam carregar no dia a dia, além de ter reduzido drasticamente os índices de acidente de trabalho.