Cursar uma pós-graduação enquanto trabalha pode deixar o profissional sobrecarregado. Porém, mais do que tempo, às vezes, a falta maior é a de organização – listar tarefas e reservar alguns minutos por dia para estudar deixam o dia a dia menos pesado.
Para o especialista em gestão de tempo Christian Barbosa, a primeira atitude é criar uma lista semanal de afazeres. “Fica mais fácil ter uma visão geral das tarefas, e selecionar as urgentes”. Para facilitar o processo, a consultora em organização pessoal Thais Godinho (e criadora do blog Vida Organizada) indica ferramentas on-line (veja ao lado).
Encontre um período em que é mais produtivo para a leitura acadêmica, mas sem horários rígidos. “A pessoa deve ter f lexibilidade para não gerar ansiedade quando surgir uma demanda urgente”, frisa Barbosa. Thais aconselha ter acesso fácil ao material de estudos – assim, é possível aproveitar uma janela no trabalho para adiantar conteúdos.
Caso a disciplina exija um grande volume de textos, leia em dias subsequentes. Dessa forma, segundo Barbosa, o aluno consegue desenvolver o raciocínio sobre o conteúdo. Em caso de provas ou trabalhos, não deixe para a véspera. “Estudar um dia antes gera um problema de urgência”, lembra.
Protelar
O hábito de adiar tarefas pode ser combatido pela técnica Pomodoro. Thais ensina: cronometre 25 minutos de estudos por cinco de descanso. Durante o período, não veja e-mails ou redes sociais. Nos outros cinco, use a pausa como quiser.
Criar um ambiente adequado é outra prioridade. Uma mesa bem iluminada e organizada faz o cérebro criar um padrão de comportamento para a atividade, assim como dormir bem e se alimentar antes. “É um combustível para o cérebro”, diz Barbosa. E tenha um tempo livre. “Não adianta se trancar aos sábados para estudar sem avisar a esposa. Você precisa conversar com a família. Assim, ninguém fica frustrado”, salienta Thais.