A empresa Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) promove um evento anual através de sua Diretoria Regional do Paraná e, neste ano, proporcionou aos seus colaboradores o 11. Crescer um encontro que oferece treinamento continuado para gestores, em que participaram 911 pessoas de todo o estado. O tema "O Profissional à frente de seu tempo", idealizado pela equipe da Gerência de Educação Corporativa, fundamentou-se no tripé: Pessoa, Sociedade e Organizações. Uma reflexão consistente de uma empresa que prepara seu amanhã.
Desse encontro participaram num talk show quatro inventores brasileiros e deles pode-se absorver muita sabedoria. Coisas de quem chegou lá! O inventor tem uma idéia, um insight, transforma-a em projeto e sai realizando. Nessa elaboração e feitura, muita coisa vai aprendendo.
Convidados a compartilhar esse aprendizado revelaram aquilo que já se sabe, mas que poucos praticam. A persistência, uma qualidade enaltecida por todos, faz parte da capacidade de realizar. Além disso, o foco, a fibra em não desistir, a crença na idéia e no projeto, o respeito, a honestidade, a união, a resistência, o uso da tecnologia, o planejamento estratégico, a habilidade de solucionar problemas, a tomada de decisão foram significativas.
Demonstraram como aprenderam a "engolir sapos", a transformar dificuldades em oportunidades, a afastar preconceitos e a ampliar o poder de assimilação. A usar a criatividade e, sobretudo, a trabalhar gostando do que faz.
Convém salientar que o dinheiro ou o poder não fez parte da fala de nenhum deles, deixando claro que a realização era o fazer acontecer e compartilhar com as pessoas o feito, nunca o dinheiro foi condição.
Questionados sobre o sucesso, ensinaram que "sucesso é o próprio trabalho". Escutar esses inventores faz bem. Pessoas simples, dedicadas a fazer acontecer, enfatizam a melhoria de vida de terceiros e revelam pela postura e jeito de viver que a simplicidade pode sim trazer mais satisfação.
Essa experiência revela que o futuro se constrói hoje e está imerso em nosso cotidiano; só não vê quem não quer. As tendências e as necessidades estão passeando por aí, visíveis e reais. Contundentes. É preciso apenas estar aberto.
Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br