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Grandes empresas

Ausência de novas multinacionais empobrece perfil de profissionais

Eduardo Rosário: falta de oportunidades em Curitiba motivou ida para São Paulo | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Eduardo Rosário: falta de oportunidades em Curitiba motivou ida para São Paulo (Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo)

Os benefícios tangíveis da presença de uma multinacional são conhecidos por todos: gera emprego, eleva a arrecadação do município e valoriza o mercado imobiliário. Esses bens facilmente observáveis, porém, não são as únicas vantagens atreladas ao estabelecimento de uma grande empresa numa região. Detentoras de práticas de gestão de alto nível, as multinacionais ajudam a disseminar conceitos desconhecidos ou não praticados por companhias locais e familiares. Por consequência, sua presença tem um impacto direto na qualidade dos profissionais da cidade em que estão instaladas.

Por isso a transferência da diretoria da Kraft de Curitiba para São Paulo, anunciada em maio passado e a ser concretizada em janeiro, é apontada como motivo de preocupação por analistas do mercado. No caso do Paraná, não só a saída mas especialmente a ausência da chegada de novas grandes empresas colobora para o empobrecimento do perfil dos profissionais daqui.

"As multinacionais transferem para as regiões onde estão instaladas políticas de mercado e tecnologia de gestão", afirma Ramiro Gonçalez, professor do MBA da Fundação Instituto de Adminis­tração USP e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administra­ção da UFPR. "Mais do que jargões, essas técnicas de administração ajudam a criar conceitos de governança corporativa e métricas de negócios. Isso ajuda a formar entre os profissionais conceitos que aumentam a eficiência e a produtividade. Por isso, infelizmente, há um esvaziamento nessa transferência tecnológica com a saída da Kraft de Curitiba", diz.

A falta de incentivo por parte do governo estadual é apontada como maior causa para o fim desse movimento de chegada de multinacionais nos últimos anos. Além disso, a qualidade de vida e a infraestrutura de Curitiba e região já não chamam mais atenção como antes, especialmente quando comparada ao fim dos anos 1990, década da chegada das montadoras ao estado.

No caso da Kraft, a ida da diretoria para São Paulo ocorreu após a compra da Cadbury, que já possui instalações na capital paulista. Ao todo, 13 diretorias foram deslocadas, incluindo toda a área de marketing e de vendas. A em­­presa afirma que faz mais sentido essas áreas ficarem em São Paulo, onde estão concentradas as agências de propaganda e os institutos de pesquisa.

Escola

"Toda multinacional pode ser considerada uma grande escola. As multinacionais têm suas peculiaridades, investem em treinamento e na formação dos profissionais. Isso acaba diferenciando os profissionais dessas empresas daqueles que atuam em firmas nacionais ou locais", diz Carla Mello, diretora geral da Acta e da DBM em Curitiba, empresa especializada em outplacement.

Para Gonçalez, Curitiba está numa posição privilegiada e precisa se aproveitar da situação se quiser chegar a um patamar de mercado de trabalho de alto nível. "Temos tudo: ótimas universidades, um bom sistema de telecomunicação, mão de obra qualificada e uma invejável posição geográfica – próxima ao maior mercado consumidor do Brasil, São Paulo, e próxima ao Mercosul. Somente seremos inovadores se tivermos um pólo industrial e de serviços que desafie essa mão de obra qualificada. Para isso, é preciso mais incentivo do poder público para que grandes empresas escolham Curitiba como base regional."

Longo prazo

O problema se alonga no longo prazo, diz Carla. "Em termos de bens intagíveis, a saída de uma multinacional faz a cidade perder mas­sa crítica, pessoas com base só­lida de trabalho e boa formação. Quem tem esse perfil profissional cos­tuma investir nos filhos da mesma forma, dando ênfase na educação e nos valores para se construir uma carreira. E esses filhos também vão embora com essa migração."

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