Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Instituto Rio Branco

Autorizada seleção de diplomatas

Vista do prédio do Itamaraty: qualquer pessoa com curso superior pode participar do concurso | Xenïa Antunes/Creative Commons
Vista do prédio do Itamaraty: qualquer pessoa com curso superior pode participar do concurso (Foto: Xenïa Antunes/Creative Commons)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou, na última semana, as normas para o processo seletivo 2010 do Instituto Rio Branco (IRBr), órgão responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros.

De acordo com a portaria, o próximo concurso disponibilizará 108 oportunidades para a carreira inicial de diplomata – terceiro secretário. Como consta na tabela de remuneração dos servidores públicos federais de 2009, atualmente o salário corresponde a R$ 12.403,03.

Etapas

Para participar do concurso, o principal requisito é comprovar formação superior completa em qualquer área do conhecimento.

Os interessados em concorrer às chances anunciadas já podem começar sua preparação, pois o Ministério das Relações Exteriores também divulgou como serão as fases do processo seletivo.

Segundo a portaria, a seleção será composta por quatro diferentes etapas. A primeira corresponderá a uma avaliação objetiva, na qual os candidatos responderão a questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e de direito internacional público.

Na fase seguinte, o Instituto Rio Branco aplicará um exame discursivo de português. A terceira etapa, a mais longa, será dividida em seis provas discursivas das disciplinas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e de direito internacional público.

Por fim, os habilitados nas fases anteriores enfrentarão testes escritos de espanhol e francês. O documento destaca, no entanto, que estas duas últimas avaliações serão somente classificatórias.

Após a habilitação no concurso, os aprovados precisam passar por um curso de formação no IRBr antes de assumir suas funções.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros