O presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, desembarcou no iníco da tarde em Brasília em sua primeira visita à América Latina como presidente da instituição. Ele afirmou que o banco está interessado em fortalecer a parceria com o Brasil.

CARREGANDO :)

- Em toda a América Latina existe a necessidade urgente de criar oportunidades iguais para os pobres e não somente com o objetivo de melhorar suas vidas, mas também visando a aumentar sua capacidade de contribuir para a economia e sociedade. Os programas diretamente voltados às pessoas carentes, como o Bolsa Família, que podem servir de modelo para outros países, são de nosso especial interesse - afirmou.

Wolfowitz disse que decidiu iniciar o contato com a região pelo Brasil, segundo ele, "o gigante econômico e um dos maiores atores globais regionais". Ele expliou que o principal objetivo é descobrir como o governo brasileiro faz para manter a estabilidade econômica e crescimento sem deixar de tratar as questões sociais.

Publicidade

Agora à tarde, Wolfowitz se reúne com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e, em seguida, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A visita de Wolfowitz inclui, além de Brasília, idas a Fortaleza e Belém, neste esta sexta, Santarém (Pará) no sábado. Na segunda-feira, ele volta a Brasília especialmente para visitar beneficiários do Bolsa família. Na terça-feira, ele irá a São Paulo visitar uma usina de álcool.