O Banco do Brasil informou que prevê concurso para cadastro de reserva para o cargo de escriturário em 25 estados no segundo semestre deste ano. Nessas localidades o último concurso foi realizado em 2007 e a validade termina entre os meses de julho e outubro deste ano. Portanto, até esse período, os candidatos classificados poderão ser chamados para assumir o cargo.
A remuneração é de R$ 942,90, além da gratificação mensal de 25%. O cargo exige nível médio.
Os estados são os seguintes: Mato Grosso, Tocantins (cuja validade do último concurso expira em 12 de julho), Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe (cuja validade termina em 12 de setembro), Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior de São Paulo (cuja validade do concurso acaba em 17 de outubro.
No ano passado o banco realizou concurso nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, na cidade de Salvador (BA) e no Distrito Federal. Nesse caso, a validade dos concursos vai até 2010.
De acordo com a área de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, a opção por fazer concursos para cadastro de reserva é porque as vagas vão surgindo ao longo do tempo, principalmente devido à aposentadoria dos funcionários.
O banco decidiu não prorrogar mais o prazo de validade dos seus concursos, que é de dois anos. Quando os concursos eram prorrogados por mais dois anos, havia dificuldade em encontrar os candidatos porque muitos haviam mudado de endereço e telefone, outros haviam buscado outras oportunidades, e tinha de ser respeitada a lista de classificação. Quanto mais o tempo passava, mais difícil ficava o processo de preenchimento das vagas.
Além disso, muitos candidatos classificados não são chamados a tempo porque as vagas não surgem dentro desse prazo de validade. Assim, é necessário abrir outros concursos em seguida para as mesmas localidades.