Mais de meio século depois de lançar no mundo um modelo barato de caneta esferográfica, a Bic - empresa francesa que construiu um império no ramo de produtos descartáveis - anunciou, nesta quinta-feira, a venda de sua caneta de número 100 bilhões. O grupo, que começou tímido depois da II Guerra Mundial, tem atualmente uma receita anual de cerca de US$ 1,74 bilhão, que inclui a venda de lâminas de barbear e isqueiros.
Seu fundador, Marcel Bich, um barão italiano que emigrara para a França, havia planejado produzir, inicialmente, peças de canetas tinteiro, quando comprou uma pequena fábrica com o seu sócio Edouard Buffard, nos arredores de Paris, no final da II Guerra Mundial. Mas um carrinho de mão mudou os planos de Bich.
- Meu pai me contou que um dia ele estava empurrando um carrinho de mão quando despertou nele que a esfera era nada mais que uma roda multifacetada e que esta seria a melhor maneira de transportar a tinta - contou Bruno Bich, responsável pela empresa atualmente.
Bruno Bich continuou:
- Então, ele (Marcel Bich) focou todo seu investimento na caneta esferográfica. E foi o primeiro a usar técnicas precisas de produção.
Segundo Bich, diversas canetas esferográficas foram vendidas antes da II Guerra Mundial - a um preço de US$ 5 - e foram levadas para a Europa por soldados americanos. Mas elas vazaram.