Os blogs, diários virtuais popularizados na internet há menos de três anos, não são mais os mesmos. Pelo menos os que querem seguir por uma linha mais séria. Segundo matéria publicada na Gazeta do Povo desta segunda-feira, alguns desses diários estão se incumbindo da função de informar.
Um bom exemplo foram os dias que antecederam à última eleição presidencial nos Estados Unidos. Centenas de diários virtuais pipocavam na internet, uns democratas, outros republicanos e outros ainda sem muita orientação ideológica.
Mesmo assim, os ditos blogs "sérios" não eliminaram os antigos usos desta ferramenta de comunicação, como entretenimento e opinião, apenas agregaram novos aspectos. Segundo o jornalista e escritor Simon Jenkins, que publicou um artigo no jornal britânico The Times em que tratou do assunto, o novo uso da ferramenta tem seus prós e contras. Democratização e rapidez da informação são grandes vantagens, porém a maioria dos blogs apenas repassa o que a mídia já publicou.
O Brasil ainda apresenta pouquíssimos blogs "sérios". Diversos fatores sócio-econômicos explicam essa situação, mas, de acordo com grupos de discussão, os mais importantes são: o baixo acesso da população à internet, a falta do hábito da leitura entre a população e a pouca informação a respeito dos blogs.
Leia a matéria completa no site da Gazeta do Povo
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia