• Carregando...

Restaurantes das principais cidades do Brasil promoveram um boicote aos tíquetes-refeição nesta quinta-feira (20). Em Curitiba, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 500 restaurantes não aceitaram os vales dos clientes.

A reclamação da Abrasel é quanto ao percentual cobrado pelas operadoras. A associação considera abusiva as taxas que variam entre 6% e 8% do valor recebido. Com isso, os restaurantes ficam impossibilitados de reduzir os valores cobrados nas refeições. De acordo com o presidente da Abrasel no Paraná, João Henrique Carlan, a adesão foi bem aceita pelos usuários deste tipo de pagamento. "As pessoas estão sendo solidárias porque entendem que o protesto pode trazer benefício para elas. Os empresários foram orientados a explicar a situação para os clientes e encontrar alternativas para quem não tinha outra forma de pagamento."

A supervisora de exportação Maria Carolina Aguiar foi uma das pessoas que não puderam usar seus tíquetes na hora do almoço. "Não sabia das taxas e do boicote. Sem dúvida ele vai prejudicar algumas pessoas que usam vales, mas acredito que é justo", comentou quanto fazia seu almoço em um estabelecimento no centro da cidade.

A Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) lamentou, em nota oficial, a ocorrência do boicote. De acordo com a nota, a Assert está disposta a dialogar e entende que não há um acerto entres as empresas de tickets para cobrarem taxas abusivas.

Além da Abrasel, a iniciativa contou com a participação da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e com o apoio da Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]