O mercado nacional de ações mantém o tom positivo do final da última semana e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta moderada nesta segunda-feira. A inflação comportada e a expectativa de redução dos juros ajudam a compor o quadro positivo. Às 12h28m, o Índice Bovespa tinha 33.214 pontos, com alta de 0,89%. O dólar à vista subia 0,27%, a R$ 2,256 na compra e R$ 2,258 na venda.
O dólar avança pelo quarto dia seguido, como efeito dos ajustes das tesourarias bancárias iniciados na última semana. Para isso contribuem as agressivas compras de dólares feitas pelo Banco Central, confrontadas com o aumento das posições "vendidas" dos bancos.
A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) é o evento mais importante da semana, e que exerce influência sobre todos os mercados. Na Bovespa, a possibilidade de um corte maior nos juros ajuda a impulsionar os negócios, embora poucos analistas arrisquem apostar em um afrouxamento monetário.
Entre as 57 ações do Ibovespa, as maiores altas são de Transmissão Paulista PN (+3,81%) e Tele Centro Oeste PN (+3,63%). As quedas mais significativas do índice são de Brasil Telecom PN (-1,17%) e Brasil Telecom Participações PN (-1,09%).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião