A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) realizou lucros nesta segunda-feira e fechou em baixa de 0,75%, com o Índice Bovespa em 29.086 pontos. Os negócios somaram R$ 1,219 bilhão, ainda abaixo da média das últimas semanas.
Apesar da queda das ações, o mercado de ações trabalha com a expectativa positiva da queda dos juros nesta semana, na reunião mensal do Comitê de Política Monetária (Copom). O contraponto fica por conta do cenário político, que tem uma agenda cheia a partir desta terça-feira.
Entre as indefinições está o destino do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, acusado de cobrar o chamado "mensalinho". Também concentram atenções os depoimentos nas CPIs, como o de Luiz Gushiken, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo.
As ações da Petrobras andaram na contramão do restante do mercado e fecharam em alta. O motivo da valorização foi o reajuste de combustíveis anunciado pela estatal na sexta-feira. Petrobras PN e ON terminaram o dia com alta de 0,44% e 0,12%, respectivamente.