A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) interrompeu nesta sexta-feira uma seqüência de três quedas ao fechar o pregão em alta de 2,54%. O Ibovespa marcou 29.972 pontos e volume financeiro de R$ 1,721 bilhão. Apesar da recuperação, hoje, o índice acumula queda de 5,09% na semana, que foi bastante turbulento com a possibilidade de continuidade da alta dos juros nos Estados Unidos. No ano, o principal índice da bolsa paulista, ainda mantém alta de 14,42%.
Entre as ações mais negociadas nesta sexta-feira estiveram Petrobras PN, Caemi PN e Telemar PN. As principais altas foram de CRT Celular PNA (7,29%), Embratel Par PN (7,15%) e Contax PN (6,42%). A principal baixa foi Acesita PN (4,86%), seguida de Cemig ON (0,89%) e Aracruz PNB (0,60%).
As ações preferenciais da Acesita chegaram a subir logo pela manhã, mas não se sustentaram. Nesta quinta-feira, o grupo Arcelor anunciou a compra de 25% de ações ordinárias dos fundos de pensão Previ e Petros na Acesita. O negócio foi fechado por R$ 274,5 milhões. Segundo os investidores, não há expectativa que o novo controlador pague aos acionistas minoritários um valor tão alto nos papéis.