A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e o Ministério da Educação Superior (MES) de Cuba aprovaram 17 novos projetos de pesquisa conjunta . A decisão foi tomada durante reunião do Programa de Cooperação Científica entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de Cuba, realizada em Havana, entre os dias 8 a 11 deste mês.
Outros três projetos foram pré-aprovados, mas dependem de informações complementares para serem incluídos no programa. Juntamente com os projetos que solicitaram renovação neste ano, haverá um total de 31 projetos apoiados em 2008.
NovidadesEntre as novas propostas serão realizados estudos nas áreas de engenharia mecânica, ciências veterinárias, ciência e engenharia dos materiais, física, demografia, agronomia e energia. O programa Capes-MES financia a qualificação, intercâmbio e cooperação de grupos de pesquisa entre os dois países. Diante disso, são financiadas duas missões de trabalho e duas de estudos para cada projeto selecionado.
Para as missões de trabalho, que envolvem professores e pesquisadores, são financiadas passagens aéreas, diárias e auxílio instalação. A permanência deve ser de no máximo 60 dias. Já os estudantes de doutorado e pós-doutorado (missões de estudo) podem ficar de 60 dias a 12 meses em Cuba. Eles também recebem passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação. Cada projeto brasileiro recebe R$ 10 mil para custeio.
A duração dos projetos conjuntos devem ser de no máximo dois anos. Não é possível prorrogar. As atividades de pesquisa terão início em março de 2008.