O Brasil está em 54º lugar entre os países com maior Índice de Comércio e Desenvolvimento (ICD), atrás do Uruguai (33º), Costa Rica (35º), Panamá (37º), Chile (40º), Argentina (43º) e México (49º). O índice é um novo parâmetro criado pela Unctad, o órgão da ONU para comércio e desenvolvimento, com o objetivo de medir o grau de integração das políticas comerciais e de desenvolvimento dos países. A Unctad apresentou o índice nesta quarta-feira.
Durante a apresentação do novo índice, o economista americano Lawrence Klein, prêmio Nobel de economia em 1980, destacou o papel que o comércio tem no desenvolvimento "num contexto de globalização das economias". O país com o maior índice entre os 110 do ranking é a Dinamarca, seguida de Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Noruega, Japão, Suíça, Alemanha, Áustria, Canadá, França, Bélgica, Austrália e Nova Zelândia.
Cingapura é o único país em desenvolvimento que está entre os 20 primeiros, na 15ª posição, acompanhado por Coréia do Sul (25º lugar) e Malásia (28º).
Os dez últimos da lista são países africanos (Níger, Mali, Nigéria, Etiópia, Burkina Fasso, Sudão, Benin, Tanzânia, Togo e Moçambique). África do Sul e Mauritânia estão entre os 50 primeiros (41 e 47, respectivamente).