O Brasil manteve o terceiro lugar entre os maiores emissores de cartões de crédito e de débito no mundo. De acordo com dados divulgados hoje pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e de Serviços (Abecs), o total de plásticos nessas duas modalidades chegou a 192 milhões de unidades ao final de 2004, contra 148 milhões no ano anterior. O país só ficou atrás de Estados Unidos (796 milhões de unidades) e China (206 milhões), superando Grã Bretanha, Japão e Alemanha, entre outros.
A pesquisa considera só as modalidades de cartões de crédito e de débito emitidas pelas bandeiras Visa e Mastercard que, segundo a Abecs, são "reconhecidamente responsáveis pela grande maioria dos cartões emitidos no mundo".
A sondagem mostrou ainda que o Brasil subiu três posições no ranking quando se considera o volume financeiro das operações. Por este critério, o país passou da 14a para a 11a posição, com um volume de US$ 41 bilhões (contra US$ 29 bilhões em 2003). Mas a própria Abecs reconhece que há aqui um efeito provocado pela forte valorização do dólar.