Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pós-graduação

Busca por qualidade de vida aumenta procura por especializações em terapias alternativas

Vídeo | RPC TV
Vídeo (Foto: RPC TV)

A qualidade de vida já não é mais uma febre, ou uma onda passageira como se imaginou há algum tempo. A tentativa de ser saudável em meio a um cotidiano moderno veio para ficar, e isso já pode ser notado no mercado. Muitas pessoas estão procurando mais a Acupuntura, a Yoga, a Massoterapia, seja para tratar dores, stress ou apenas se exercitar. Com isso, cresce também a demanda por profissionais qualificados, e estes buscam especializações na áreas de terapias alternativas.

Outro fato recente que vem estimulando a procura por esse tipo de formação é a Portaria n.º 971 do Ministério da Saúde que autorizou, em maio de 2006, a implementação de Práticas Integrativas e Práticas Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, especialistas das terapias alternativas como Acupuntura, Homeopatia e Fitoterapia agora podem fazer parte do sistema público de saúde.

"A medicina convencional presta um trabalho fantástico à sociedade. Mas muitas das doenças são pscicossomáticas ou a medicina não resolve. As terapias naturais completam essa lacuna", explica Wanderlei do Amaral, coordenador do curso de pós-graduação em Fitoterapia e do curso Superior Sequencial em Naturoterapia da Unibem - Faculdades Integradas Espírita.

"Tem aumentado bastante a demanda porque atualmente o público tem aumentado. Pessoas estão saindo do tradicional e trabalhando corpo e mente de forma integral", diz Cintia de Louders Nahhas Rodacki, coordenadora da pós-graduação em Método Pilates do Unicenp - Centro Universitário Positivo.

No entanto, cabe alertar que não são todos os profissionais que podem atuar na área da saúde, mesmo com especializações na área. O que licencia para a atuação na área de saúde, por exemplo, é o curso de graduação. Portanto, um administrador não pode comercializar fórmulas manipuladas por ele, por exemplo, mas pode fazer o curso para entender mais do assunto e montar uma farmácia. Da mesma forma, no âmbito convencional das profissões, um médico pode receitar um remédio, mas não pode manipular a fórmula, atribuição do farmacêutico. O mesmo vale para o inverso. "É uma questão dos conselhos de cada área", explica Wanderlei do Amaral.

Cursos

Uma das demonstrações de que a área vem se expandindo é a criação de novos cursos. O Unicenp vai lançar em agosto deste ano um programa de qualidade de vida que inclui quatro novos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações): serão na área de Massoterapia e Yoga e os cursos de Personal Holístico (voltado a profissionais de educação, busca oferecer formação em técnicas e recursos alternativos aos treinos convencionais de um Personal Training) e Atividade Funcional Global (busca formar para o uso de técnicas que visam trabalhar o corpo de maneira global, em qualquer idade).

Os cursos já foram aprovados e estão em fase de regulamentação interna. Fora do programa, também em agosto serão inauguradas uma especialização em Acumpuntura e a especialização em Método Pilates, que já existe e tem aulas em São Paulo, mas que será ministrado em Curitiba.

Segundo a coordenadora geral das especializações na área de Fisioterapia do Unicenp, Ana Paula Massuda, as terapias alternativas procuram dar um tratamento mais completo ao paciente. "Formamos profissionais não só para o aspecto de reabilitação dos pacientes, mas para prevenção e promoção de saúde", afirma. Os profissionais que procuram os cursos tem um perfil heterogêneo, segundo a professora, sendo predominantemente da área de saúde, mas com outros cursos em menor proporção.

Já na Unibem, tradicionalemnte associado as áreas de saúde, há pós-graduações em Acupuntura, Fitoterapia e Docência em Yoga, o último pertencente a área de Educação. O perfil dos ingressantes é dividido: uma maioria de profissionais de saúde e educação (no caso de Yoga) e uma proporção menor de pessoas de outras áreas.

Para saber mais informações sobre as especializações acesse os sites da Unibem e do Unicenp na internet. Para os cursos do novo programa de qualidade de vida do Unicenp, entre em contato com a professora Ana Paula Massuda nos e-mail aoliveira@unicenp.edu.br ou no telefone (41) 3317-3289.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.