O periódico científico canadense "Comparative Biochemestry and Physiology" (Bioquímica e Fisiologia Comparada), um dos 9.640 presentes no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) vai lançar edições exclusivamente dedicadas à produção científica latino-americana.
Segundo a assessoria de imprensa da Capes, a série "The Face of Latin American Comparative Biochemestry and Physiology" (A face da Bioquímica e Fisiologia Comparada da América Latina) foi proposta pelo professor Marcelo Hermes, da Universidade de Brasília (UnB), um dos colaboradores da revista. Além da primeira edição de lançamento, as próximas três também serão destinadas à ciência da região.
No editorial do primeiro volume, Hermes escreve sobre o crescimento da produção científica e os investimentos em ciência e educação nos países da América Latina. Segundo o professor, a fisiologia e a bioquímica comparada são ramos das ciências biológicas que, por meio do cotejo dos processos bioquímicos e fisiológicos, pesquisam animais da mesma espécie em locais diferentes. As comparações propiciam a descoberta de aplicações médicas, veterinárias, ambientais, além de contribuir para o estudo evolutivo.
A expectativa é de que mais de 100 artigos latino-americanos publicados sobre o tema, uma iniciativa que reúne mais de 300 pesquisadores sul-americanos. No primeiro volume são 24 artigos, sendo que a maior contribuição vem do Brasil com nove, e do México com seis. Entre eles, há um estudo desenvolvido pelo professor Ramón Rodrigo, em roedores, sobre o efeito protetor que o consumo moderado de vinho tinto ocasiona aos rins. O efeito, também observado em humanos, está associado a um aumento de moléculas antioxidantes no sangue, que elevam a regulação da atividade de enzimas antioxidantes do órgão.
Todos os artigos e o editorial da revista podem ser acessados no site www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião