A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), credenciou nos últimos dias três universidades do Paraná a oferecerem sete novos cursos de pós-graduação lato e strictu senso que correspondem aos mestrados e doutorados, respectivamente até então inéditos no estado.
Em Curitiba a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) recebeu sinal verde do órgão para disponibilizar o Programa de Doutorado em Distúrbios da Comunicação, voltado para profissionais de Fonoaudiologia. De acordo com a faculdade, o curso é um dos três já aprovados pela Capes em todo o Brasil ao lado de doutorados na mesma área realizados pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Nas próximas semanas, a UTP define o processo de seleção para as cinco vagas que serão ofertadas no doutorado.
No interior do estado, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve quatro cursos da sua grade de pós-graduação reconhecidos pela Capes. Os mestrados em História Social e Matemática Aplicada e Computacional, além dos doutorados em Ensino de Ciências e Educação Matemática e em Patologia Experimental, foram avaliados na última quarta-feira (12). As datas de inscrições para os respectivos cursos serão definidas pelas comissões de cada curso nos próximos meses.
Outra universidade que obteve dois mestrados aprovados foi a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste). O Mestrado em Educação para o campus de Cascavel e o de Zootecnia para Marechal Cândido Rondon foram aprovados após análise feita pelo Conselho Técnico Científico da Capes. Com isso, a instituição conta agora com nove mestrados e um doutorado aprovados e disponíveis.