A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na segunda-feira o Portal de Acesso Livre, que permitirá que 1.700 instituições consultem gratuitamente 1.050 publicações científicas. O endereço do portal, que é usado por alunos de pós-graduação, é http://acessolivre.capes.gov.br.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou também que vai investir R$ 20 milhões na compra de livros para as universidades federais. Para isso, quer saber quais são as principais obras em falta nas bibliotecas dessas instituições. Na segunda, o MEC lançou o Censo Bibliográfico da Graduação. A idéia é que os professores informem, pela internet, o título dos livros usados em sala de aulas e se há exemplares disponíveis nas bibliotecas.
O ministro Fernando Haddad disse que pelo menos R$ 10 milhões deverão ser gastos este ano e o restante, em 2007. Ele não soube dizer quantos livros poderão ser comprados, uma vez que os preços variam de uma obra para outra, além de estarem relacionados à quantidade adquirida. Haddad conclamou os professores a informarem os dados:
- O professor que não fizer isso estará perdendo uma oportunidade de nos informar as deficiências das bibliotecas - disse o ministro.
Para participar do censo, os professores devem acessar a página http://portal.mec.gov.br/cbg.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura