Um grupo de pesquisa chinês ligado ao governo anunciou nesta terça-feira que desenvolverá um novo formato de DVDs "para romper o monopólio das companhias estrangeiras no setor". O Centro Nacional de Engenharia de Discos, que realizará as pesquisas, baseará seus produtos no DVD de alta definição (HD-DVD), produto que está sendo desenvolvido pelas japonesas Toshiba (criadora do DVD) e Hitachi, e é visto como uma evolução futura do DVD atual.
No entanto, o subdiretor da companhia chinesa, Lu Da, explicou que o DVD que a China planeja desenvolver "será incompatível com os sistemas HD-DVD", o que poderia abrir uma cisão no mundo dos produtos audiovisuais semelhante à que foi vivida nos anos 80 entre o VHS (da também japonesa JVC) e o Beta (da Sony).
Outro padrão para os aparelhos, o Blu-Ray Disc (que a japonesa Sony desenvolve para romper a hegemonia da Toshiba) ameaça com complicar ainda mais o mercado futuro.
- Com o formato e padrões relacionados podemos ter nossa própria voz na indústria do DVD - disse Lu Da, citado pela agência Xinhua.
Além disso, o formato chinês produirá "maior definição e som" e, o mais importante, "uma forma mais segura de proteger os direitos de propriedade intelectual", algo muito importante na China, onde se calcula que os DVDs piratas representam 90% das vendas nacionais.
Acredita-se que o formato de DVD de alta definição chinês seja lançado no mercado antes de 2008.
Curiosamente, entre 70% e 80% dos aparelhos de DVD vendidos no mundo são produzidos na China, mas os fabricantes do país têm que pagar às companhias estrangeiras que possuem direito de patente.
Esse direito de patente prevê 40% do custo total do disco digital.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”