Ao digitar a hashtag #vagas no sistema de busca do Twitter, em poucos minutos a página de resultados fica cheia de ofertas de emprego. Embora as oportunidades mais frequentes sejam para áreas ligadas aos principais usuários do site analistas de informática, publicitários, designers, jornalistas , é possível encontrar anúncios inclusive para costureiras e padeiros.
Com 40 milhões de usuários de internet em 2010, o Brasil é o segundo país com maior número de frequentadores do Twitter (8,78% do total), atrás apenas dos Estados Unidos (50,88%), segundo estudo da Sysomos divulgado no início do ano. A grande aceitação do site entre brasileiros fez as empresas migrarem para o serviço de microblog na busca por profissionais. Além das companhias que anunciam as vagas diretamente no Twitter, há perfis que atuam como agregadores de oportunidades, muitas vezes focados em uma área específica.
A filial brasileira do Monster (www.monster.com.br), site de carreira e recrutamento on-line, segmentou seus perfis no site de acordo com as áreas de atuação. Há um perfil para vagas gerais, o Monster Brasil (twitter.com/monsterbrasil), e outros nove específicos, para saúde, TI e comunicação, por exemplo. Cerca de 50% das vagas do site são colocadas no Twitter, de acordo com a gerente de marketing da empresa, Andreza Santana. "A razão de não colocar todas as vagas é justamente para filtrar aquelas que têm maior aderência do público que navega no site."
Como fazer
A procura por uma vaga pode ser realizada pelo site www.search.twitter.com, que permite personalizar a busca. Como o número de vagas é grande, a dica é tentar refinar o resultado sem perder anúncios que podem interessar o candidato. Ao entrar no site, clique em "advanced search" (busca avançada). Para regionalizar os anúncios feitos por perfis de Curitiba, por exemplo, basta digitar o nome da cidade no campo "places" e colocar a hashtag #vagas no campo "words" e "all of these words" (devido a um bug do sistema, no caso específico de Curitiba é preciso colocar um espaço antes do nome da cidade para que a busca gere resultados). Outra opção é adicionar uma área de atuação de interesse à busca. Por exemplo, usar a hashtag #vagas e o termo "TI", para empregos na área de tecnologia da informação.
O sistema de busca também permite a criação de um "feed" para a busca personalizada. Após especificar os campos desejados e clicar em "search", no canto superior direito da tela haverá um ícone laranja chamado "feed for this query". O "feed" permite que o usuário receba as atualizações diretamente em seu leitor de feeds, como no Google Reader.
Confira alguns perfis especializados em divulgar vagas de emprego no Twitter:
Concurso público
@pciconcursos Perfil do site especializado em concursos PCI Concursos.
@jcconcursos Site do JC Concursos, um dos maiores do país na área.
Estágio e Trainee
@estagios Apenas vagas de estágio. A maioria em São Paulo.
@portaltrainee Focado em programas de trainee.
@CiadeTalentos Voltado a estágios e trainees.
Comunicação
@trampos Vagas na área de publicidade e jornalismo.
@publicijobs Focado em freelas para publicitários.
@vagasjornalismo Oportunidades para jornalistas.
@link_zero Também voltado a jornalistas.
Design
@Jobs_Designer Oportunidades para designers.
TI
@vagasnaweb Para profissionais que trabalham com web.
@Jobs_TI Vagas para desenvolvedores.
Administração
@TwitJobsBrazil Especializado em vagas para administradores.
@michaelpagebr Empresa de recrutamento de executivos.
@asapexec Também focada em recrutar executivos.
@vagas Do site vagas.com.br. Mais de 120 mil seguidores.
Paraná
@empregoctba Vagas em Curitiba.
@vagasPR Oportunidades no Paraná, do site Vagas.com.br.