Coach de relacionamentos, de família, de atletas, de crianças, de sucesso, de liderança, de negócios, de carreira, espiritual, de emoções, de superação, de transformação, coach para emagrecimento. Existem, no mínimo, 28 nichos de atuação para um profissional de coach, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
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Sem a obrigação de uma formação específica, profissionais que se aventuram em coach podem ter diferentes trajetórias e experiências. Isso dificulta que pessoas e empresas saibam como escolher a melhor opção de profissional para a resolução de seu problema. As motivações são várias: coaches podem ser úteis em termos organizacionais, no desenvolvimento de uma competência, integração em uma nova empresa, bem-estar, tomada de decisões, entre outros.
Mas, para Claudia Klein, diretora de relacionamento com o mercado da International Coach Federarion (ICF) do Rio de Janeiro e especialista em desenvolvimento profissional, alguns pontos nunca devem ser deixados de lado no momento da escolha.
Confira nove dicas da especialista para não cair em ciladas no momento de escolher um coach:
1. Controle a ansiedade
“Você ficou algum tempo na dúvida de contratar ou não um coach, mas agora que decidiu quer ‘começar ontem’? Ótimo que esteja com energia, mas não permita que o desejo de mudar logo prejudique seu processo de escolha do melhor profissional para atender a sua necessidade”, dispara a especialista. “A contratação por impulso pode ser a chave para frustração e perda de tempo e dinheiro”.
2. Pesquise o mercado
Além das propostas, é preciso também estudar o mercado no geral. “Por se tratar de uma profissão multidisciplinar as áreas de atuação de um coach são muitas e tudo que não deseja é contratar um profissional que não domine a área que precisa ou que siga uma linha de atuação que não ‘combina’ com o seu estilo e preferências”, diz. Por isso, é interessante entender as diferentes frentes de atuação que existem.
3. Reflita sobre o seu objetivo com o coaching
Antes de entender em que aspectos da vida o coaching irá ajudar, é preciso entender onde quer chegar. “Quem você será ou o que você terá ao final do programa? Considerando que o programa chegou ao final, o que está fazendo diferente, ou melhor?”, questiona Claudia. São essas respostas que definirão o caminho a ser traçado.
4. Peça indicação à sua rede:
“Consulte as organizações profissionais de Coaching em busca de profissionais credenciados. Peça indicação de pessoas da sua rede e busque nas redes sociais, em grupos específicos”, descreve a especialista. No momento da avaliação entre as opções, é interessante avaliar “o nível da formação em coaching do profissional, a forma como apresenta seu trabalho, sua principal área de atuação, se é credenciado a uma organização profissional de coaches, como a Internacional Coach Federation Brasil (ICF), sua rede de contatos, experiência anterior etc”.
5. Avalie diferentes propostas
Antes de contratar uma pessoa, é interessante, de acordo com ela, avaliar ao menos três propostas de pessoas diferentes. “Por se tratar de uma profissão multidisciplinar há uma grande variabilidade no perfil e no portfólio de serviços dos coaches”. A comparação aumenta as chances de escolher o melhor profissional e, de quebra, entender exatamente o que esperar dele.
6. Peça uma proposta de trabalho
Após estabelecer contato inicial com os coaches selecionados, explique seus objetivos e expectativas e ao ouvir as considerações iniciais do profissional solicite uma proposta formal da prestação de serviço. “A proposta deve apresentar a descrição do serviço, as principais etapas para a sua realização, eventuais ferramentas de autoconhecimento que serão utilizadas, o perfil, experiência e nível da formação do profissional, as regras para o gerenciamento das reuniões. Além, claro, das condições logísticas e comerciais”. Propostas incompletas ou insuficientes podem ser sinal de cilada.
7. Defina os seus critérios de avaliação e compare as propostas:
Após definir os pontos essenciais do seu coach, avalie aspectos mais específicos do profissional. “Não deixe de avaliar a experiência prática do profissional não só pelas horas de atendimento de coaching, mas também pelo tempo e experiência na atuação no nicho de mercado informado. O coaching é uma parceria entre coach e cliente e pressupõe a construção de uma relação de confiança. Dê especial atenção como foi a interação e como se sentiu durante a conversa”.
8. Negocie
“Agora que já escolheu o coach certo para apoiá-lo é hora de tirar todas as dúvidas sobre a proposta e confirmar seu entendimento sobre os pontos que são fundamentais”. Dúvidas sanadas, negocie os aspectos conversados e os valores – mas sem desrespeitar os limites do profissional.
9. Seja o protagonista
O coaching é feito para o cliente. “A mudança que deseja depende sim da habilidade do profissional contratado, entretanto é fruto principalmente do seu engajamento e da sua coragem para fazer “nascer” a nova e desejada versão de você mesmo”, conclui a especialista.