O último dos aviões Concorde da companhia aérea Air France virou monumento e ficará exposto em uma plataforma de três mil metros quadrados, entre as cidades de Mauregard e Roissy-em-France, na estrada para o Aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle. Em outubro, a aeronave taxiou pela última vez do hangar da Air France Industries para o local onde ficará o supersônico.
A instalação conta com um projeto de iluminação concebido por Emmanuel Clair, da empresa Light Cibles. A plataforma foi construída para dar a impressão de que o Concorde está levantando vôo. Para Jean-Cyrill Spinetta, presidente e CEO da Air France, "a presença do nosso último Concorde em Paris-CDG será uma lembrança constante de 27 anos de operação supersônica".
Este aparelho decolou pela primeira vez de Toulouse, em 26 de dezembro de 1978, e foi entregue à Air France em 23 de outubro de 1980. Seu último vôo comercial foi em 11 de junho de 2000, depois de 12.421 horas de vôo e 4.199 aterrissagens.
Há outros três Concordes da Air France em exposição pelo mundo: no Museu Aeroespacial de Le Bourget, na França, no Technik Museum Speyer, em Sinsheim, Alemanha, e no Museu Nacional Aeroespacial do Instituto Smithsonian, de Washington, Estados Unidos. Um quarto Concorde será confiado à Airbus Industries para ser exibido em Toulouse-Blagnac, a partir de 2008, em um novo espaço chamado "Terre d'Envol".
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