A Marinha do Brasil abriu nesta terça-feira (4) concurso público com 64 vagas para cargos de Engenharia. A inscrição começa nesta terça-feira (4) e vai até o dia 28 de abril. Os candidatos devem apresentar documento que comprove o bacharelado na área ofertada e ter no máximo 36 anos de idade (até o dia 1.º de janeiro de 2018. Os selecionados tornam-se Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente. O salário é de cerca de R$ 10,5 mil.
Seis concursos públicos com inscrições que encerram nessa semana
São 64 vagas distribuídas nas seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval, Engenharia Nuclear e Engenharia Química.
Siga a Gazeta do Povo no Linkedin
Os interessados devem fazer sua inscrição no site da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) ou em um dos postos de inscrição, distribuídos por todo o país (ver endereços no edital). O valor é de R$ 110,00 e o pagamento será aceito até o dia 08 de maio. Após pagar a guia, o candidato deverá verificar a confirmação de sua inscrição na página da DEnsM, a partir do 5º dia útil subsequente ao pagamento.
Provas em duas fases
As provas vão ser realizadas em duas fases. A primeira é composta por uma prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, com 20 questões e uma Redação. Para passar para a segunda fase, os candidatos precisam acertar pelo menos 50% das questões da prova objetiva e ter nota superior a 50 na redação (de zero a 100).
Leia mais sobre concursos e carreira
Os aprovados seguem para uma fase com prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais e uma tradução de texto.
Os candidatos ainda precisam ser aprovados em um teste de aptidão físico, em que devem nadar o percurso de 25 metros em no máximo 50 segundos (homens) ou um minuto (mulheres), correr percurso de 2,4 quilômetros em até 16 minutos (homens) ou 17 minutos (mulheres). A exceção são as candidatas com filho nascido nos seis meses anteriores à prova, que não poderão realizar o teste físico.
A lei da terceirização vai acabar com os concursos públicos?
Os selecionados farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro, com duração de 39 semanas.
Confira as vagas, por área:
Arquitetura e Urbanismo – 2
Engenharia Cartográfica – 3 (um para cota afrodescendente)
Engenharia Civil – 4 (um para cota afrodescendente)
Engenharia de Materiais – 2
Engenharia de Produção– 4 (um para cota afrodescendente)
Engenharia de Sistemas de Computação – 5 (um para cota afrodescendente)
Engenharia de Telecomunicações – 2
Engenharia Elétrica – 9 (dois para cota afrodescendente)
Engenharia Eletrônica – 6 (um para cota afrodescendente)
Engenharia Mecânica – 12 (dois para cota afrodescendente)
Engenharia Mecatrônica – 2
Engenharia Naval – 8 (dois para cota afrodescendente)
Engenharia Nuclear – 3 (um para cota afrodescendente)
Engenharia Química – 2
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”