Desafiar o tempo no dia a dia, para equilibrar compromissos e tarefas profissionais e particulares, faz parte da rotina de cada um. Além de melhorar a organização para manter o foco, ainda é preciso driblar as distrações que cortam a concentração, como smartphones e redes sociais , verdadeiras ciladas que levam à procrastinação e queda de produtividade.
Segundo a coach Mariana Stachiu, da Potencial DH, as consequências da combinação do acúmulo de responsabilidades e as oportunidades de distração são estresse, falta de energia e frustração por não conseguir dar conta de tudo. Para evitá-las, é preciso correr ao lado do tempo e não contra ele.
De acordo com Mariana, o primeiro passo é traçar objetivos, seja para um fim de semana ou para o mês. Dedicar-se a esse planejamento é o segredo para poupar o tempo, o que ajuda a ter foco e disciplina para andar na linha. “O tempo não vai mudar, é igual pra todo mundo. A questão é como cada um lida com ele”, diz.
E se a tecnologia é distração, ela também pode ser uma aliada. Não faltam aplicativos que ajudam a aumentar a produtividade e fazer uma boa gestão do tempo. Pode ser esse o segredo de quem parece ter um dia de 30 horas, em que é possível dar conta de todas as responsabilidades e ainda desfrutar de algumas horas livres.
Trello
Para quem é fã dos Post-its, o Trello é uma versão virtual e mais prática, que dispensa papeizinhos descolando do monitor ou da parede. O aplicativo funciona como um gerenciador de tarefas reunindo informações diversas em colunas que o usuário personaliza. Cada uma pode conter diversos cartões, que vão de links e arquivos a anotações e contatos. É possível separar por projetos, atividades pendentes e concluídas, ou de outra forma, de acordo com a sua dinâmica. Ótimo também para trabalho em equipe, o app permite atribuir tarefas e adicionar usuários para acessar arquivos, acompanhar o processo e incluir comentários.
Rescue Time
Já que a internet vai de aliada a inimiga da produtividade em poucos cliques, o Rescue Time ajuda a resgatar o usuário que costuma se distrair e desperdiçar tempo na web. Um relatório semanal enviado pela ferramenta indica onde a pessoa está gastando seu tempo na internet. Pode ser um bom primeiro passo para reorganizar seu tempo.
Pocket Free e Instapaper
Para evitar distrações , esses dois aplicativos reúnem em um painel notícias, artigos e outros links interessantes que o usuário encontra navegando pela rede que poderão ser lidos mais tarde, evitando a perda de foco. Assim fica fácil fazer a leitura a cada duas horas, por exemplo.
Remember The Milk e Todoist
Para não se esquecer de comprar o leite no caminho para casa e outros afazeres, Remember The Milk é uma versão da antiga lista de tarefas que faz notificações e pode ser sincronizado ao calendário do smartphone e à agenda do Google. Na mesma linha, o Todoist deixa criar vários projetos e depois adicionar tarefas aos mesmos, permitindo ainda interação e compartilhamento de compromissos para trabalhos em equipe.
Evernote
O Evernote é indicado para organizar ideias, imagens, arquivos e informações em geral. Em cada categoria, criada pelo próprio usuário, pode-se incluir arquivos de áudio, fotos e anotações. Ótimo para reunir o material de uma viagem planejada ou um curso, por exemplo. Com o Scannable, app da mesma empresa, pode-se digitalizar documentos e incluí-los no Evernote. Pode ser instalado no desktop e em smartphones, com sincronização total.
Free time
Chega de trabalho. O Free Time analisa seus compromissos e encontra janelas de tempo livre, afinal, essa é uma das recompensas da arte de ser produtivo e fazer uma boa gestão do tempo. O aplicativo encontra brechas na agenda e permite até compartilhar com os amigos em que momento o usuário estará disponível para um happy hour.
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