O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou nesta quinta-feira a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 9,75% para 9% ao ano, a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
O indicador serve como base para a concessão de créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empresas, além de corrigir empréstimos do Fundo e Amparo ao Trabalhador (FAT) ao BNDES, do Fundo de Participação PIS/Pasep e do Fundo de Marinha Mercante (FMM).
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, a redução foi motivada por boas perspectivas em relação à inflação e pela redução do risco-país. Desta vez, no entanto, o CMN não revelou quais foram os valores considerados para cada um desses critérios.
Levy disse que "é insofismável que as perspectivas de inflação são benignas e que o risco-país atingiu hoje seu nível mais baixo".
O secretário também informou que a proposta da redução da TJLP foi feita pelo diretor da Área de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, e o de Política Econômica, Afonso Bevilaqua.
A última queda da TJLP havia acontecido em março do ano passado.