Consumidores que fizerem suas compras a partir de fevereiro de 2006 poderão pagar a conta pelo aparelho celular em alguns estabelecimentos filiados à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O card cell é a segunda etapa do projeto Acim Mobile, que começou com o lançamento do serviço de consultas de cheques e ao Sistema Central de Proteção ao Crédito (SCPC). As informações são do repórter Andy Iore, da Gazeta do Povo.
A associação tem aproximadamente 3,2 mil empresas filiadas, sendo que o Acim Mobile deve beneficiar 1,2 mil inicialmente. "Este sistema agiliza o processo, é mais seguro e reduz o custo para os dois lados", afirma o gerente operacional da Acim, João Paulo Silva Júnior.
O comerciante interessado em fazer vendas via telefone celular recebe uma senha da Associação Comercial e um aparelho de telefone celular, que fará o mesmo processo de um Point of Sale (POS), a máquina onde se faz a transação de cartão de crédito. Após o cliente fazer suas compras, ele informa ao atendente o número de seu telefone e recebe uma mensagem com o valor da compra, pedindo a confirmação ou não do pagamento. O consumidor confirma o pagamento digitando sua senha no telefone.
O débito é no cartão de crédito do cliente, mas a transação é feita pelo aparelho telefônico e não mais pelo cartão. Silva Júnior compara o card cell ao POS, sendo que o aparelho do primeiro tem um custo mensal de R$ 15 e o segundo, em torno de R$ 65. Outra vantagem do novo sistema, diz ele, é quanto ao custo da operação, que é de R$ 0,03 no celular e de aproximadamente R$ 0,14 no POS.
A segurança do sistema via celular é garantida pelo coordenador de Projeto e Tecnologia da associação, Ayrton da Silva Filho. Ele explica que, com a atual tecnologia, é impossível a clonagem dos aparelhos. O sistema usa a tecnologia General Packet Radio Service (GPRS), a mesma utilizada em transações bancárias on line com criptografia de 128 bits, um canal de dados como o de protocolo na internet.
Segundo a Acim, o novo sistema já despertou interesse em lanchonetes, serviços bancários, cinema, teatro, táxi, plano de saúde, vale-refeição, compras de passagens rodoviárias e aéreas. A associação já fechou contrato com algumas operadoras de cartão de crédito e testará o card cell até o fim do ano para implantá-lo, definitivamente, em fevereiro.
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