A Coréia do Norte está falsificando não só dólares americanos, como já foi denunciado, mas também ienes japoneses e iuanes chineses, segundo um antigo membro do Conselho de Segurança Nacional dos EUA citado hoje pela imprensa japonesa.
Michael Green, que acaba de deixar o cargo de diretor para assuntos asiáticos nesse órgão de segurança americano, indicou em entrevista ao diário japonês "Yomiuri" que existem indícios de que a Coréia do Norte está falsificando divisas dos países vizinhos.
Segundo Green, agentes norte-coreanos estão comprando nos mercados internacionais tintas de reprodução tipográfica das mesmas cores que as das notas das moedas chinesa e japonesa.
O ex-diretor do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos mostrou seu convencimento de que a Coréia do Norte expandiu suas atividades ilegais nos últimos anos devido ao colapso de seu sistema econômico.
Em setembro deste ano, o Departamento do Tesouro dos EUA indicou que o Banco Delta Asia SARL, registrado em Macau, estava envolvido em operações de lavagem de dinheiro e que trabalhara para agências governamentais e empresas norte-coreanas durante cerca de duas décadas.
Segundo estas acusações, vários diretores do Banco Delta Asia SARL cooperaram com autoridades norte-coreanas para aceitar pôr em circulação grandes volumes de dinheiro, em boa parte dólares falsos e também procedentes do tráfico de drogas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia