Em audiência pública realizada na semana passada na sede dos Correios, em Brasília, a empresa discutiu a minuta do edital do novo concurso público que será lançado, coletando sugestões para aprimorar o processo da seleção e evitar os transtornos ocorridos com o último concurso, que foi cancelado.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o edital completo e definitivo deve ser divulgado no início de janeiro, juntamente com o número de vagas, que está em análise.
Inicialmente, a previsão era de que seriam oferecidas cerca de 10 mil vagas em todas as diretorias regionais do país, nos cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo, todos para candidatos com o ensino médio completo, mas a empresa também confirmou a abertura de cargos de nível superior.
Para a formulação do edital, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) recebeu 60 sugestões sobre o assunto, que foram analisadas e apresentadas na audiência.
Definições
A empresa espera aplicar as provas até o segundo bimestre de 2011 e iniciar as contratações ainda no primeiro semestre do próximo ano. Todas as etapas do concurso serão acompanhadas pela Polícia Federal.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, e para os candidatos sem acesso à rede mundial, os Correios irão disponibilizar terminais em suas agências para que todos possam se inscrever.
Ficou acertada também a realização de licitações para as diferentes etapas do concurso, como elaboração, impressão e aplicação das provas, dentre outras.
Os mais de 1 milhão de candidatos que se inscreveram no concurso anterior, para 6.565 vagas, serão ressarcidos com o valor da taxa corrigido. Para isso, devem se apresentar, devidamente identificados, em qualquer agência própria de Correios, a partir do dia 10 de janeiro.