Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pessimismo

Crise na aviação ameaça carreira de pilotos

Procura em escolas de treinamento para piloto de Curitiba chegou a cair 40% neste ano | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Procura em escolas de treinamento para piloto de Curitiba chegou a cair 40% neste ano (Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

Desde o fim do ano passado, as companhias aéreas iniciaram um movimento de demissão em massa e redução na oferta de voos – quase 5% menor este ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As empresas culpam o impacto da alta do dólar no preço dos combustíveis, responsáveis por 40% do custo das companhias.

Muitos pilotos perderam o emprego e estão buscando o exterior para se recolocar no mercado. Nesta onda de emigração, China e Panamá aparecem como os destinos mais procurados, engordando a lista de países que abrigam mais de 500 pilotos expatriados, segundo estimativas do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Alexandre Fernandes, de 42 anos, é um dos brasileiros que estão voando na chinesa OK Airways.

Em outubro do ano passado, enquanto o Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovava a compra da Webjet pela Gol, ele começava um processo seletivo na aérea chinesa, antecipando-se a uma possível demissão, que veio no mês seguinte, quando a Gol anunciou a extinção da Webjet e a dispensa de 250 pilotos e copilotos.

Fernandes foi contratado pela OK Airways em janeiro deste ano e se mudou para a China com a família – assim como pelo menos outro cinco pilotos brasileiros que também foram contratados pela companhia, que faz apenas voos domésticos.

As atuais condições do mercado de trabalho no setor de aviação não confirmaram as previsões otimistas de alguns anos atrás, quando a demanda era tão grande que havia expectativa de falta de pilotos no país. Em 2010, o crescimento do número de passageiros transportados bateu recorde, com alta de 21%. Este ano, já há quem arrisque dizer que não haverá crescimento. "O que vemos é uma tendência de sobra de pilotos. As empresas não contratam, mas a procura pela carreira não para", disse Elones Ribeiro, professor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.