A realização da Copa do Mundo no país pode ser a oportunidade para conseguir um novo emprego ou adquirir qualificação em áreas específicas do mercado de trabalho, como turismo, alimentação e hospedagem. O governo federal estima a criação de 700 mil vagas de trabalho no país inteiro para o Mundial. Um levantamento feito no ano passado pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Associação Comercial do Paraná (ACP) mostrou que 65% das empresas paranaenses pretendem ampliar o quadro funcional.
Até a realização dos jogos, em junho, o Senac vai ofertar 37.636 vagas pelo programa Senac em Campo. Destas, 11.725 estarão disponíveis na região de Curitiba. Boa parte dos cursos é gratuita, realizada através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado a pessoas de baixa renda. As qualificações concentram-se nas áreas de hospitalidade, gastronomia, beleza, gestão, comércio, turismo, saúde, comunicação e idiomas, envolvidas direta ou indiretamente com o Mundial. As empresas também podem encaminhar seus colaboradores para capacitações e aperfeiçoamentos por meio do programa de educação corporativa.
Garçons
Na área de alimentação, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), em parceria com Diageo, abriu inscrições para bolsas de estudos integrais para a capacitação de 120 garçons e 60 bartenders. As aulas começam no dia 17 de março e terão duração de um mês. A bolsa é para candidatos de 18 e 35 anos, que serão selecionados após efetuarem a inscrição por telefone.