Do estilista Calvin Klein, que dará uma palestra sobre marketing e inovação, ao ex-presidente Fernando Henrique, que vai falar sobre a inclusão do Brasil no mundo globalizado. Passando por Roger Agnelli, presidente da Vale do Rio Doce, além de professores de Harvard, London School of Economics e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Todos dividindo a grade de horário de uma só turma de mestrado, em aulas ministradas em inglês, no Rio de Janeiro. É a globalização que chegou de vez aos cursos de pós-graduação.
A iniciativa é da FGV. Mais precisamente de sua Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape). Ganhou o nome de "Master in International Management (MIM)", aceita profissionais de diferentes formações e já tem inscritos de Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Nigéria, Líbano, França, Índia, Noruega, Rússia e México. Além de brasileiros, é claro. Com tudo isso, o curso que começa em setembro e vai durar 16 meses tem um preço bem salgado: US$ 14 mil ou R$ 32,7 mil.
O diretor do Núcleo de Negociações Complexas da Ebape/FGV, Yann Duzert, que coordenará o mestrado internacional, destaca que o curso será ministrado em inglês porque grandes multinacionais brasileiras, como Companhia Vale do Rio Doce e Petrobras, solicitaram à instituição a criação de um curso dedicado a formar global managers , isto é, executivos capacitados a conduzir negociações complexas neste idioma.
"Por outro lado, o idioma atrai também executivos estrangeiros. Receberemos inclusive alguns participantes de programas de intercâmbio de universidades da Europa, Estados Unidos, Índia e China com as quais a Ebape/FGV já mantêm convênio", diz.
O coordenador do curso acrescenta que, por meio do MIM, os estudantes poderão fazer estágio e desenvolver a tese de mestrado em instituições associadas em todo o mundo, como na Inglaterra, na França, no México, na Itália ou na China.
A capacidade da turma é de 50 alunos. Segundo Duzert, o número de candidatos já excede essa quantia, porém, como será feita uma seleção (por análise de currículo), a instituição ainda recebe inscrições, no endereço www.ebape.fgv.br/mim.
Paraná
Se você achou o MIM da FGV interessante, mas não pode estudar no Rio de Janeiro, veja os cursos que a instituição oferece em Curitiba. Em agosto, devem começar as aulas do MBA em Gerenciamento de Projetos. Leia a matéria completa sobre o curso.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião