As usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 foram desligadas às 4h33m desta sexta-feira depois que um transformador de Angra 2 de energia elétrica - e não nuclear - pegou fogo. O transformador reserva está em manutenção, a usina só deverá voltar a funcionar em janeiro ou fevereiro.
O incêndio, externo à usina, não afetou nenhum outro equipamento nem deixou feridos, segundo informou por nota a Eletronuclear.
"O comportamento dos sistemas de proteção foi correto, não havendo nenhuma anormalidade dentro das usinas. As razões da falha do transformador já estão sendo investigadas e a causa somente poderá ser determinada quando o equipamento for inspecionado", diz a nota.
A Usina Angra 1 já foi religada, na tarde desta sexta-feira.
Segundo o Secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, a usina Angra 2 produz 1.350 megawatts, energia distribuída em toda a Região Sudeste. Ele garantiu que as novas termoelétricas instaladas no estado, como as de Caxias, Seropédica e duas em Macaé, vão garantir a confiabilidade do sistema elétrico no verão.
- A paralisação não tem nenhuma relação com qualquer problema nuclear. A população pode ficar tranqüila. É puramente uma falha no transformador, o que é normal num equipamento deste tipo. A usina foi desligada apenas por segurança, o que demonstra a confiabilidade na solução nuclear - afirmou Victer.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais