Procurados por pessoas de todas as idades, desde adolescentes que vão passar um período do ensino médio em uma escola de outro país até profissionais com a carreira estabelecida em busca de uma pós-graduação, os programas de intercâmbio se diversificam cada vez mais, assim como a gama de países de portas abertas para brasileiros que buscam essa aventura.
Abaixo, listamos os dez países mais procurados por brasileiros em 2016, segundo informações da Associação das Agências de Intercâmbio (Belta):
Canadá
Queridinho dos brasileiros, o país ocupa há doze anos o primeiro lugar entre os destinos mais desejados, segundo levantamentos da Belta. Além de atrativos como segurança, qualidade de vida e uma experiência multicultural provocada pela grande densidade de imigrantes, o Canadá oferece programas de trabalho, cursos de idiomas, graduação e pós e a opção de intercâmbio no ensino médio. Outra vantagem é que o país tem dois idiomas oficiais, francês e inglês— o que atraiu, apenas em 2015, 134 mil estudantes de línguas de todo o mundo.
Estados Unidos
Constantemente, o melhor colocado em levantamentos sobre a qualidade do ensino superior, não é surpresa que o país seja o segundo mais procurado pelos brasileiros. É possível optar por programas universitários, de formação e trabalho, e de ensino médio — os mais procurados — para cursar seis meses ou mais, ou o chamado mini high school, em que o adolescente passa um mês no exterior para ter a vivência de uma escola norte-americana.
Austrália
A combinação de belezas naturais, economia desenvolvida, altíssima qualidade de vida e visto de trabalho para intercambistas coloca a Austrália no pódio dos intercambistas brasileiros. Na terra dos cangurus, o programa mais procurado é o que possibilita que brasileiros façam cursos de idiomas e trabalhem ao mesmo tempo.
Irlanda
Todos os anos, 35 mil estudantes estrangeiros de mais de 160 países passam pelo pequeno país cheio de história. O país do continente europeu mais procurado por brasileiros também oferece um programa que combina cursos de idiomas com trabalho e chama a atenção pela atmosfera cosmopolita de cidades como a capital, Dublin.
Reino Unido
A monarquia de Elizabeth II e casa de diversos movimentos culturais e políticos é outro dos destinos preferidos pelos brasileiros. Apesar da libra ser uma moeda muito valorizada em relação ao real, o Reino Unido fica em quinto lugar e programas de ensino de língua inglesa são os mais procurados. Também é possível investir em cursos integrais de graduação e pós-graduação nas ilhas britânicas.
Nova Zelândia
Do outro lado do globo, a Nova Zelândia é renomada por paisagens naturais de tirar o fôlego - além de ser, de acordo com o Índice Global da Paz, o país de língua inglesa mais pacífico do mundo. No país, a educação internacional é a quarta maior indústria de exportação. Os brasileiros atravessam o mundo pela possibilidade de combinar cursos de idiomas com trabalho.
Malta
O arquipélago localizado ao sul do continente europeu é um caldeirão cultural com traços deixados por fenícios, gregos, italianos, espanhóis, franceses e britânicos em apenas 316 km². O programa mais procurado pelos brasileiros é um bastante diferente dos ofertados por outros países: o curso 50+ traz atividades e aulas exclusivamente para pessoas com 50 anos ou mais que querem viajar e estudar inglês. Malta também oferece cursos de idiomas para intercambistas de todas as idades.
África do Sul
Com uma moeda quatro vezes mais barata que o real, a África do Sul tem atrativos culturais, históricos e belezas naturais para dar e vender. Por lá, brasileiros procuram cursos de idiomas e programas de trabalho voluntário e encontram, além disso, pluralidade: seja pelo altíssimo nível de biodiversidade local ou pela multiplicidade de idiomas — são 11 línguas oficiais, incluindo o inglês.
Espanha
Esse pedaço ensolarado da península ibérica é o nono destino mais buscado pelos brasileiros. Sendo o espanhol a segunda língua mais falada no planeta, os programas de intercâmbio que oferecem cursos de idiomas são os mais procurados, seguidos por programas voltados à graduação e pós. Intercambistas que quiserem apimentar ainda mais a experiência, podem escolher opções que misturam o ensino do espanhol a classes de gastronomia, enologia, cultura e história.
Alemanha
A maior economia da Europa fecha a lista como o décimo destino mais procurado por intercambistas brasileiros. Terra natal de pensadores que mudaram a sociedade, artistas incomparáveis e palco de alguns dos fatos mais marcantes do século XX, a Alemanha ainda tem um idioma famoso pelo nível de dificuldade. Brasileiros interessados no desafio de aprender a língua fazem com que esse seja o programa de intercâmbio mais buscado por eles em terras germânicas.