O dólar à vista abriu em baixa de 0,22% nesta sexta-feira, cotado a R$ 2,236 na compra e R$ 2,238 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam com tendências diferentes e o risco-país sobe 3 pontos, para 343 pontos centesimais.
O mercado financeiro americano volta a funcionar nesta sexta, depois do feriado de Ação de Graças. Mas os operadores não esperam uma movimentação significativa, já que muitos investidores deverão emendar o feriado. Assim, o volume de negócios no Brasil deverá continuar abaixo da média dos últimos dias.
A manhã começa tendo por destaques a divulgação de índices de inflação. O principal é o IPCA-15, espécie de prévia do IPCA, índice oficial de inflação, para efeitos de comparação com as metas do governo. A taxa mostrou uma aceleração neste mês, passando de 0,56% para 0,78%. A pressão veio especialmente dos aumentos de custos de transportes e alimentos.
Outro índice divulgado foi o IPC-Fipe, que marcou inflação de 0,44% na terceira quadrissemana, abaixo do 0,53% da quadrissemana anterior e do -0,59% da terceira quadrissemana de outubro.
O cenário político vai continuar a ser monitorado pelos investidores e analistas, principalmente com a chegada do final de semana e a proximidade da publicação de revistas semanais.