A maioria das pessoas tende a se ocupar pensando em como será o futuro. Imaginam que será tudo diferente melhor ou pior, mas sempre uma incógnita. Outras não conseguem se desligar do passado e, angustiadas, revivem mentalmente situações de outrora. Neste artigo, conto a experiência de um executivo que conseguiu desprender-se da ditadura do passado e do futuro, vivendo com prazer o dia de hoje.
Bruno, executivo de muito sucesso na organização em que trabalha, tem uma receita que faz muita questão de comunicar: ele vive o presente. A frase que rege sua vida, certa vez ouvida de um amigo, se baseia em uma declaração de Buda: "O segredo para a saúde de ambos corpo e mente não é se lamentar pelo passado, preocupando-se com o futuro e antecipando problemas, mas, sim, viver o momento presente sábia e seriamente." Essa citação levou Bruno a direcionar sua vida de uma forma mais tranqüila e sensata, que prima pelos momentos presentes e faz deles episódios produtivos e intensos.
Essa postura o ajudou também na empresa em que trabalha, pois consegue deixar para trás os erros do passado, não ser atormentado pelas expectativas do futuro e concentrar-se nas ações do presente. Aos seus subordinados pergunta com freqüência: "Se estamos sempre preocupados com questões antigas, como podemos nos lembrar do que realmente importa hoje?" Assim, o executivo estimula sua equipe a não se prender ao passado e a olhar para as ações diárias com estímulo e interesse. Ele a ensina que é preciso ser capaz de viver e pensar de maneira consistente e constante no presente.
Em certa ocasião, Bruno precisou apresentar um planejamento com a definição de objetivos para a diretoria. Embora fosse esperado que ele traçasse um plano futuro, o profissional optou por destacar diversas ações para o presente. O impacto inicial de sua apresentação foi negativo, pois seus conceitos eram contrários aos utilizados pela maioria dos executivos, que em geral focavam todos os esforços num futuro remoto. Porém, ao final de sua explanação, Bruno conquistou definitivamente o respeito dos seus superiores.
Ele lhes explicou que, para conquistar o sucesso no futuro, a empresa precisava alavancar seus procedimentos atuais. "Precisamos plantar hoje para colher amanhã", esclareceu. O profissional complementou, ainda, dizendo que não se deve esquecer o passado, mas aprender com ele. No entanto, uma vez assimilada a lição, era preciso deixar de lado o que passou e continuar a caminhada. Quanto ao futuro, Bruno acreditava que este era fruto de um presente bem vivido, de oportunidades aproveitadas e de conhecimentos adquiridos. Ou seja, era a projeção do hoje.
Muitos indivíduos tendem a ficar presos ao passado, a algo já vivido, e a ignorar ou temer o que pode acontecer no futuro, esquecendo quase por completo o momento presente. Há sempre uma sombra que os aflige. Essa forma de pensar pode levar segundos, horas, dias ou mesmo meses. Por essa razão, o conceito de "viver o presente" se relaciona profundamente com o da Plenitude, o da Urgência e o da Importância.
SAIBA MAIS...Conservação da natureza
A rede de Hotéis Deville, composta por sete estabelecimentos no Sul do País, iniciou em dezembro um programa de práticas visando à conservação da natureza, com o propósito de disseminar a importância da preservação entre seus funcionários. A nova política é fruto da parceria com a organização não-governamental Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
De início, a proposta atinge 80 empregados de uma das unidades de Curitiba, mas futuramente também sensibilizará os hóspedes e demais colaboradores da rede. O primeiro treinamento realizado girou em torno da utilização adequada dos recursos naturais, quando se ressaltou como a separação de lixo e o uso racional da água afetam diretamente a saúde e qualidade de vida individual e de toda a sociedade. Os participantes poderão sugerir os outros temas a serem tratados nos próximos treinamentos, ministrados por membros da SPVS. Além disso, para reforçar as mensagens transmitidas, haverá no informativo interno mensal dos Hotéis Deville uma página voltada para a conscientização ambiental.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião