Quem espera pelo lançamento do processo seletivo para recenseador do Censo 2010 deve ficar atento. A assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o edital da seleção para quase 200 mil vagas deve ser publicado no dia 28 de janeiro.
Anteriormente, o instituto havia informado que seriam abertas 189.204 oportunidades para a atividade temporária, mas a quantidade de vagas foi alterado. Agora, serão abertas 191.973 ofertas de trabalho. Este número, segundo a assessoria, ainda pode sofrer pequenas alterações, já que o órgão está analisando a necessidade de recrutar mais profissionais para atender os 5.565 municípios brasileiros.
De acordo com o cronograma divulgado no site do Censo 2010, as inscrições do concurso ocorrerão de 22 de fevereiro a 19 de março e as contratações dos aprovados serão realizadas a partir de julho.
Requisitos
Para concorrer, os candidatos precisam comprovar ensino fundamental completo. O profissional recebe de acordo com sua produção, com base no número de unidades visitadas, domicílios e pessoas entrevistadas. A expectativa é que o contrato de trabalho dos recenseadores tenha duração de dois meses.
Experimental
Em 2009, o IBGE lançou uma seleção para 219 oportunidades temporárias de níveis fundamental e médio. As chances eram para a cidade de Rio Claro, que fica a 175 quilômetros da capital paulista. De acordo com o edital, os aprovados trabalhariam no censo experimental 2009, uma espécie de teste para o Censo 2010.
Das vagas abertas, 190 eram para o cargo de recenseador (nível fundamental), 25 para agente censitário supervisor (nível médio) e quatro para agente censitário municipal (nível médio). Organizado pela Fundação Cesgranrio, as taxas de inscrição custaram R$ 14 e R$ 22.