Os cursos de educação a distância (EAD) estão entre as mais novas opções para quem quer fazer uma pós-graduação. No Brasil, as primeiras iniciativas ocorreram em 1997, mas só em 99 é que esses cursos passaram a ser credenciados oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Cerca de 43 mil pessoas em todo o país participaram, em 2002, de algum curso de pós-graduação deste tipo, segundo as estatísticas do MEC levando-se em consideração somente os cursos credenciados.
No Paraná, instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Faculdades Curitiba, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PR) já oferecem cursos de especialização a distância. Recentemente, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) também conseguiu o credenciamento e o primeiro curso ofertado pela instituição, MBA em Gestão Estratégica e Negócios, está programado para começar em março de 2005.
Segundo a professora da instituição, Dilmeire SantAnna Ramos Vosgerau, doutora em Educação pela Universidade de Montreal, no Canadá, que participou da formação dos professores que vão compor o corpo docente desse novo curso ofertado pela PUC-PR, uma das vantagens do MBA a distância é que todos os módulos foram preparados para que o aluno possa determinar seu ritmo de aprendizado. "Cada módulo dura três semanas. O estudante administra seu tempo conforme a sua necessidade", explica.
O tempo para conclusão da pós-graduação também vai depender da disponibilidade do aluno. Mas é bom lembrar que apesar das facilidades proporcionadas pelo ensino a distância, o aluno tem um prazo para concluir o curso. A comunicação entre alunos e professores será toda via internet ou por telefone.
Dilmeire, no entanto, admite a troca de idéias e de informações é maior em um curso presencial. "Não é toda pessoa que está preparada para participar de uma pós-graduação a distância", alerta ela . Por outro lado, o conteúdo pedagógico é o mesmo e tem o mesmo valor profissional. Até porque, pela legislação vigente, a realização de provas ou a defesa de monografia ou de trabalho de conclusão do curso deve ser presencial.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”