A história não é de agora. Consta da biografia Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future (Elon Musk: Tesla, SpaceX e a busca por um futuro fantástico”, em tradução livre), escrita por de Ashlee Vance e lançada ainda em 2015. Mas, segundo a autora, é uma grande lição de carreira.
Segundo Vance, Mary Beth Brown pediu a Musk um aumento significativo depois 12 anos trabalhando como secretária para ele. Ao invés de responder imediatamente à solicitação da funcionária, Musk decidiu dar duas semanas de folga a ela.
Durante esse período, ele, literalmente, assumiu suas responsabilidades e avaliou se o trabalho dela realmente justificava um salário maior. Quando a secretária voltou, Musk não só decidiu não daria um aumento para ela, como disse a Mary que não precisava mais dos serviços dela naquele cargo. Ele ofereceu outra posição na empresa para ela, mas Mary preferiu se desligar da companhia.
LEIA TAMBÉM: Conheça o “currículo cego”, método que se popularizou entre grandes empresas
Para não cair na mesma armadilha de Mary, secretária de Musk
Embora esse exemplo seja radical, é uma boa lição sobre saber quanto você vale para sua empresa. Em entrevista ao Business IBusiness Insider,nsider, Lynn Taylor, especialista em carreira e ambiente de trabalho deu algumas dicas estratégicas sobre o assunto. A principal dica é que é preciso fazer uma autoavaliação antes de pedir um aumento.
Primeiro, Taylor diz que você deve fazer uma “auditoria” de suas responsabilidades. Leve 15 minutos do dia para pensar sobre o que você faz no trabalho. “Um estagiário ou um funcionário temporário com menos experiência poderia fazer o que você está fazendo e manter seu chefe satisfeito?” Taylor questiona. Se a resposta for “sim” ou mesmo “talvez”, você precisa mudar sua postura ou suas estratégias.
LEIA TAMBÉM: Coach: o que é e por que a procura por este profissional cresceu tanto
Acima de tudo, você precisa ser essencial nos planos do seu chefe. Então considere: “O que faz o seu chefe bem-sucedido e como você pode se alinhar com isso?”, diz a especialista. Uma opção é perguntar de forma direta — nem precisa esperar sua próxima avaliação de desempenho, segundo Taylor.
Enquanto está discutindo algum projeto, você pode perguntar se há alguma tarefa que vai facilitar o trabalho dele. “Leve exemplos específicos de como você poderia ajudar”, complementa Taylor.
Por exemplo, seu chefe está focado em um projeto difícil e você acredita que a pesquisa do seu último projeto pode ajudá-lo. Então pergunte se ele não quer que você mostre os resultados. É uma chance de mostrar sua importância.
LEIA TAMBÉM: Se esse “job” não “performar” bem, não foi por falta de “sinergia” da equipe
Taylor aconselha que todo profissional busque se desenvolver em seu emprego em áreas que ele faz muito bem em relação aos colegas de trabalho e chamar a atenção positivamente do seu superior. Isso porque “ninguém é indispensável”, afirma. O que acontece é que no mundo corporativo, principalmente, “um profissional pode ser mais difícil de substituir do que outros”.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura