Não são poucas as pesquisas que apontam o poder terapêutico dos animais de estimação. Especialistas revelam que o contato com pets pode até prevenir doenças, como o estresse e a depressão. Foi pensando nisso que companhia americana CA Technologies resolveu implantar uma política de bem-estar pet-friendly para deixar seus colaboradores mais felizes e satisfeitos.Em agosto deste ano, a empresa de tecnologia, que também atua no Brasil, começou a oferecer uma licença especial de três dias para quem resolvesse adotar um bichinho.
Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn
Além dos dias de folga, disponibilizados para que os funcionários passassem mais tempo com seus animais, a CA também se propôs a dar um kit de boas vindas para presentear o pet recém-chegado, com colher para alimentos, porta retrato personalizado, bola de tênis para brincadeiras, tigela dobrável, desinfetante para as mãos e bandana com logotipo da empresa.
Outro benefício concedido aos 11 mil funcionários foi a licença de três dias para o caso de o animal falecer. O diretor de Recursos Humanos da CA Technologies para América Latina, Sílvio Trindade, explica que esta é uma forma do profissional ter tempo de elaborar seu luto e lidar com a perda.
Retenção de talentos
Segundo Silvio, a novidade integra o pacote de benefícios concedidos aos funcionários que, além de visar o bem-estar do contingente pessoal da empresa, tem por objetivo reter, aperfeiçoar e atrair talentos. O diretor explica que a multinacional realizou uma densa pesquisa antes de implantar a novidade, chegando à conclusão de que a maior parte de seus colaboradores possuía muita afeição pelos pets. A companhia encontrou nesse apreço uma oportunidade de motivar suas pessoas. “As famílias estão cada vez mais diversas e é muito comum ver gente tratando seus animais como um ente querido”, conta.
Na unidade do Brasil, que tem mais de 260 colaboradores, por volta de 7% dos funcionários já se utilizaram da novidade.
Empresas pet-friendly
Alternativas de bem-estar ligadas ao convívio com os pets são cada vez mais comuns em empresas do mundo todo. Segundo a revista Fortune, por volta de 5 mil companhias nos Estados Unidos já oferecem seguro de saúde para animais de estimação. A Microsoft, a Yahoo e a Xerox integram a lista do petfriendly corporativo por lá.
No Brasil, várias instituições já permitem que o colaborador leve seu bichinho para o local de trabalho. A unidade do Google, por exemplo, abriu as portas para os cães em 2013, e possui uma comunidade internacional de apaixonados por cachorros composta por funcionários que se denominam de Doogles. Em julho deste ano, a Nestle realizou a primeira edição do Pet Day,evento que possibilitou aos colaboradores levar cães e gatos para o trabalho.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura