Em meio à crise que o país enfrenta, perder a oportunidade de conseguir uma vaga de trabalho por ter cometido alguns erros durante a entrevista é frustrante. Pior ainda se essas falhas pudessem ter sido evitadas.
O portal Love Mondays selecionou 5 erros que você deve evitar durante o processo da entrevista de emprego:
1.Chegar atrasado
A entrevista de emprego é uma oportunidade – que pode não aparecer de novo. Por isso, você deve se preparar para chegar no horário combinado junto ao RH, ou, mais recomendado, cerca de 10 ou 15 minutos antes. E se algum imprevisto acontecer e você perder o horário, é importante ligar para avisar e se desculpar, para que estejam cientes que você chegará um pouco depois do combinado.
2. Falar mal do trabalho anterior
Seja do ex-chefe ou da sua ex-empresa, nunca fale mal de suas oportunidades anteriores em uma entrevista de emprego. Se alguém perguntar sobre seu antigo trabalho, filtre bem as suas respostas de forma que você seja honesto e não perca a postura profissional. Sabemos que nossas experiências nem sempre são positivas, mas falar mal dos outros não é a melhor saída. E você não vai ganhar pontos positivos por isso.
3. Ficar ansioso demais pelo retorno
Esperar o retorno da entrevista pode ser difícil, mas você precisa se controlar. Vale perguntar ao final da conversa com o entrevistador se ele tem alguma previsão de retorno. E se ele te der uma resposta, aguarde a data. Se passar alguns dias após o prazo e você ainda não tiver recebido nenhum contato, é possível mandar um e-mail e esperar pela resposta. Ficar ligando ou entrando em contato constantemente com o recrutador não fará com que as coisas andem mais depressa, mas, sim, que você pareça impaciente. Isso, com certeza, não é uma característica que as empresas buscam em um candidato.
4. Ter uma postura arrogante
Na hora da entrevista, você deve manter uma postura e mostrar que você pode ser uma excelente escolha. Mas tome cuidado, porque nessa tentativa você corre o risco de parecer prepotente – o que fará você perder pontos. Todo mundo tem algo a aprender, você não precisa saber responder tudo, tente manter uma postura natural e profissional e seja você mesmo. A autenticidade pode ser um bônus para você.
5. Não estar por dentro da vaga e da empresa
É comum que os recrutadores perguntem de onde você conhece a empresa ou como ficou sabendo da vaga. Essa é a pesquisa mínima que você deve fazer antes da entrevista. Não saber responder a essas questões de forma assertiva pode aumentar suas chances de desclassificação. Por isso, vá para a entrevista bem informado sobre a vaga, a empresa e os motivos de você estar procurando uma oportunidade por lá.