Com uma lista de egressos que inclui nomes como a chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, o empresário Michael Bloomberg e vários ex-presidentes dos EUA, entre eles Barack Obama e George W. Bush, a Universidade de Harvard é uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo. Também por isso, é vista por muita gente como um sonho inatingível. Mas não para o empreendedor e consultor de negócios Allan Costa. Ele conseguiu uma vaga no Advanced Management Program (AMP), o curso mais sênior da universidade e um dos mais conceituados do mundo. A experiência virou livro: “60 dias em Harvard”, lançado ontem em Curitiba.
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Com duração de dois meses, a experiência é intensa e voltada para profissionais cargos de alta gerência de grandes organizações. Segundo Costa – que foi diretor superintendente do Sebrae no Paraná por sete anos – um dos maiores diferenciais de Harvard é o nível de exigência. Já tendo estudado em outras instituições fora do Brasil, incluindo um mestrado na Inglaterra, o empresário encontrou algo completamente diferente.
A demanda, a dificuldade de acompanhar o ritmo que eles impõem é algo que eu nunca tinha visto antes”, confessa. “Há uma super estimulação do seu cérebro o tempo todo, para pensar e discutir
Outra característica que marcou o palestrante foi a pluralidade cultural da vida no campus, onde podia conviver com pessoas de todo o mundo. Apenas a sua turma do AMP tinha mais de 160 estudantes, de 40 países diferentes. Desses, apenas três eram brasileiros. Em Harvard também, Costa teve aulas com professores que conceberam as teorias que estudou ao longo de toda a carreira, como o economista Michael Porter. “Ao mesmo tempo em que a gente é uma espécie de animal exótico, a diversidade da universidade mostra o outro lado da equação: também são poucos os cidadãos de países como Vietnã e Malásia, mas eles estão lá”.
Experiência transformadora
Quando fez o curso, em 2010, o consultor já tinha 20 anos de carreira e garante que aprendeu tanto com as aulas quanto com a vivência do campus. “Fui treinado, por exemplo, para analisar negócios, do ponto de vista da viabilidade, da relação com os clientes, 24 horas por dia. De maneira automática, eu começo a analisar uma loja, um restaurante, uma reunião do ponto de vista da competitividade”, explica.
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“Mas o aprendizado mais bacana são as vivências que eu tive lá”, garante, e afirma que hoje tem uma autoestima e autoconfiança muito grandes. “De alguma maneira você conseguiu estudar em uma das melhores universidades do mundo, com um monte de gente super capaz, destaque nas suas áreas de atuação, e ver que você conseguiu se graduar junto com essas pessoas é muito gratificante”, conta.
Tradicional, mas atual
Com 380 anos de história, a Universidade de Harvard está sempre entre as primeiras colocadas nos rankings das melhores universidades do mundo. Para Allan, isso se deve ao fato de a instituição ter uma preocupação constante em estar conectada com as mudanças no mundo, se reinventando sempre – mais uma característica que ele levou para a vida.
Qualquer profissional e empresa precisa ter essa busca incessante de ser um pouco melhor a cada dia. Novas tecnologias, métodos de gestão, nada é capaz de substituir as pessoas nas organizações. As pessoas são a chave do sucesso fazem algumas instituições serem melhores do que outras
Diário de classe
Com tanta bagagem, o consultor dediciu transformar em livro o registro diário da experiência que manteve durante o Advanced Management Program. “O livro é uma espécie de diário de classe com tudo o que eu encontrei lá. A linguagem é muito leve e suave e a ideia é que o leitor se sinta como eu me senti a cada dia, tanto nas aulas, quanto nas experiências fora da sala”.
Com prefácio escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a versão eletrônica do livro está disponível para download grátis no site do autor. A versão impressa conta com dois capítulos que não estão disponíveis no e-book.