Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maria Christina de Andrade Vieira

Estratégia como ação

As empresas falam em estratégia, mas nem sempre todos na organização compreendem a mesma coisa. Uma experiência interessante na prática profissional cotidiana é decodificar certos termos usados no senso comum, porém nem por isso entendidos da mesma maneira; e isso vale para qualquer palavra. Algumas palavras ou expressões são chave no dia-a-dia como estratégia, comunicação, processo, qualidade, plano de ação, oferecer soluções, cliente interno ou fazer acontecer.

Quando se pergunta para colaboradores o que entendem por cada um desses termos nem sempre ouvimos a mesma resposta, sobretudo, à luz da conceituação, viv6encia e cultura daquela organização. Ora, se na mesma empresa a compreensão e o entendimento não é o mesmo e cada um puxa para um lado, como podem todos caminhar, orientar e agir na mesma direção?

Estratégia é uma dessas palavras. Ela se traduz na análise do presente, em algumas decisões que se tornam um plano de ação, muitas vezes sutil, para melhor preparar o amanhã. Ela implica nessa orientação para o futuro.

Estratégia é montar um plano de trabalho ou ação que pode auxiliar, amadurecer, suavizar respostas, desenvolver ou impactar resultados e lucros futuros de modo mais ou menos positivo.

Pensar e agir estrategicamente significa levar em consideração o histórico, as variáveis, os prós e os contras, as simulações favoráveis ou não diante de diferentes cenários em processos decisórios que podem ser determinantes no futuro da empresa.

Estratégia é aplainar o dia de amanhã pelas ações de hoje. Pensar, criar e montar uma estratégia pode ser a definição de um resultado específico que leva a empresa a uma série de pequenas ações em diversas etapas, criteriosamente articuladas.

Estratégia pode se referir ao plano para a empresa nos próximos anos, a uma reunião significativa em decisão, à montagem de um novo setor, à saída de um funcionário antigo que se aposenta ou à contratação de um colaborador para um cargo-chave naquele momento. Estratégia só faz sentido quando se traduz em ação e resultado.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária, palestrante e escritora, autora de Herança e Cotidiano e Ética: novas crônicas da vida empresarial (2001-2005) (Ambos Ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.