Em dezembro, o Batalhão de Engenharia do Exército deve iniciar as obras de reforma da BR-101, em trechos situados nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva concedida a emissoras de rádios de todo o país. De acordo com o presidente, as obras vão permitir "que o povo que venha visitar o Nordeste brasileiro possa transitar de carro numa pista moderna, duplicada, aumentado a possibilidade de geração de riquezas".
Segundo Lula, a obra faz parte de um pacote de medidas estruturantes para beneficiar a região Nordeste.
- O Nordeste brasileiro vai ter no meu governo coisas estruturantes que, se tivesse tido há vinte anos, já teria mudado - afirmou.
O presidente também falou que a região será beneficiada com a construção de uma refinaria em Pernambuco, de uma siderúrgica em Fortaleza e com o início das obras da rodovia Transnordestina. Outros projetos importantes para o Nordeste, segundo Lula, são a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional e a interiorização de universidades.