Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Formação

Expotalentos ajuda jovens a descobrir competências

Moreira Filho, coordenador do evento: idéias equivocadas sobre o mercado de trabalho complicam a vida de recém-formados. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Moreira Filho, coordenador do evento: idéias equivocadas sobre o mercado de trabalho complicam a vida de recém-formados. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Como buscar o autoconhecimento e desenvolver competências em relação à minha carreira? Essa é uma das questões que serão respondidas a estudantes e recém-formados na Expotalentos 2008 – Feira de Estágios e Profissões, organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Paraná, e que começa nesta terça-feira. O evento é mais uma oportunidade para aqueles que buscam o sucesso e investem no desenvolvimento profissional, além de ser considerada a maior feira de estágios e profissões do Sul do país. As inscrições são gratuitas, mas pede-se a doação de um quilo de alimento na entrada.

De acordo com Armando Moreira Filho, coordenador do evento, em 2007 o IEL colocou 11 mil jovens em estágios no Paraná. A partir dessa experiência e com a ajuda dos empresários e empregadores, algumas demandas foram identificadas no perfil geral do jovem que entra nos programas de estágio. A Expotalentos desse ano tem, então, o objetivo de fortalecer três principais competências que as empresas julgam insuficientes nos estagiários.

A primeira é a relação pessoal, seja com clientes ou mesmo com os próprios colegas de trabalho. "As relações dos jovens hoje estão muito virtuais. Na hora do contato olho no olho eles têm dificuldades", afirma Moreira Filho. Em seguida vem a visão empresarial. Segundo o coordenador, os jovens saem das escolas com uma idéia muito equivocada do que vão encontrar no mercado de trabalho e se frustram com isso. "As universidades citam os modelos clássicos que se aplicam pouco às empresas de verdade."

A última competência, segundo ele, é a etiqueta corporativa, que trata da forma como o estagiário deve se vestir, o uso adequado da linguagem e a questão da cortesia e educação com os demais.

A expectativa é que cerca de 20 mil jovens participem durante os três dias do evento. Quem comparecer terá a oportunidade de conferir os cases de 50 grandes empresas que vão explicar quais as competências exigidas dos profissionais. Workshops e estandes de estabelecimentos de ensino superior vão orientar os interessados sobre cursos de graduação ou pós-graduação.

Já as palestras serão realizadas em sete auditórios simultaneamente. "Além disso, (os participantes) vão ter condições de fortalecer sua rede de contatos", diz Moreira Filho. Será a oportunidade para encontrar um estágio ou emprego, pois algumas empresas vão cadastrar alunos para processos seletivos.

As inscrições podem ser feitas pela internet até hoje, e também nos dias do evento. Quem se inscrever pelo site vai responder a um questionário de 24 questões, que serão analisadas para a confecção de um perfil comportamental do participante, explica Anna Edith Carneiro, consultora da Human Learning Consultores Associados (HLCA). "Com base nas respostas é gerado um gráfico do perfil, que será entregue impresso no dia do evento", conta Anna.

Com o relatório, apresentado com cerca de 20 páginas, o participante entenderá melhor sua habilidades, quais são seus principais talentos dentro de uma equipe e até como vai se comportar em determinadas situações. A HLCA já produziu mais de 400 mil desses perfis, e a partir disso produziu um estudo que será apresentado por Jorge Matos, diretor da empresa, durante a palestra "Cubo de competências: muito além do conhecimento", na quarta-feira, dia 5.

Serviço:

Evento: Expotalentos 2008 – Feira de Estágios e Profissões. De 4 a 6 de novembro, das 13 h às 21 h, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico). Inscrições pelo site www.ielpr.org.br/expotalentos até hoje ou no local, nos dias do evento. Lembrar de levar 1 quilo de alimento não perecível.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.