Pesquisa sobre a evolução do comércio eletrônico no Brasil, divulgada nesta segunda-feira pelo e-bit, indica que, no primeiro semestre, o faturamento das lojas virtuais brasileiras chegou a R$ 974 milhões, cerca de 30% a mais do que o registrado em igual período de 2004, quando somou R$ 745 milhões. Em todo o ano passado, o e-commerce brasileiro faturou R$ 1,8 bilhão.
Em 2002, as vendas chegaram a R$ 850 milhões e, em 2003, a R$ 1,18 bilhão.
De acordo com a 12ª edição do relatório trimestral "Web Shoppers", o principal responsável pelo crescimento do setor no período foi a expansão da base de consumidores, que cresceu 20%. Ao final de junho de 2005, pelo menos 4 milhões de pessoas já tinham feito alguma compra em alguma loja virtual brasileira.
A cada compra, indica a pesquisa, foram gastos, em média, R$ 297, registrados principalmente no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. O volume de pedidos acompanhou o faturamento e cresceu 30%, atingindo pouco mais de 3 milhões de consumidores nos seis primeiros meses do ano.
No ranking dos produtos mais vendidos, a categoria de Títulos de CD, DVD e Vídeo continuou liderando, com 22% de participação, mas um pouco menor que de janeiro a junho do ano passado, quando a participação foi de 27%.
O segundo lugar da lista foi ocupado pela categoria Livros, Jornais e Revistas, com 17% das preferências, seguido pelos Eletrônicos (12%).
Levando-se em conta a existência de um maior número de datas comemorativas no segundo semestre em relação ao primeiro, o setor espera faturar cerca de R$ 2,3 bilhões em 2005.
ProjeçãoEm 2004, com cerca de 3 milhões de adeptos do e-commerce, o setor gerou 5,6 milhões de pedidos. Em 2005, com o aumento da base de consumidores, a projeção é de que as lojas virtuaisfechem o ano com 1,6 milhão de pedidos a mais, ou seja, 7,2 milhões de pedidos ao longo dos 12 meses.
O e-bit é uma empresa de pesquisa e marketing online criada para auxiliar empresas a atrair, manter e rentabilizar clientes, aumentando a utilização da internet como canal de relacionamento.
O e-bit gera diariamente informações detalhadas sobre comércio eletrônico, a partir de dados do próprio consumidor online após a efetivação de compra em cerca de 440 lojas virtuais.
Já o relatório "Web Shoppers", de iniciativa do e-bit, analisa as evoluções do comércio eletrônico, as mudanças de comportamento e preferências dos consumidores.