A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste) vai apresentar na próxima semana à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um plano de gestão para revitalizar a Ferrovia Paraná S.A. (Ferropar). Esta ferrovia é uma subconcessão da Ferroeste e faz o transporte de grãos. O diretor-geral da ANTT, José Alexandre Resende, disse que a Ferropar está com problemas operacionais, com falta de locomotivas e vagões. Para sanear a empresa serão necessários investimentos de cerca de R$ 50 milhões. No fim do ano passado, o patrimônio líquido da ferrovia estava negativo em R$ 56 milhões.
Segundo o diretor-geral, esta é a única ferrovia das 12 concessionárias que apresenta problemas. A situação da Brasil Ferrovias - Ferroban, Ferronorte e Novoeste - foi resolvida este ano com o plano de reestruturação e com o financiamento do BNDES. A malha ferroviária do país é de 28 mil quilômetros, muito pequena se comparada aos 240 mil quilômetros existentes nos Estados Unidos.
- A Ferropar, depois do conjunto de ações, é o único problema do setor, que se encontra saneado - disse.
José Alexandre afirmou ainda que começaram a aparecer os contratos de longo prazo para o transporte de cargas, demonstrando a confiança no setor. Os contratos que eram somente de um ano, atualmente estão sendo firmados com prazo de 5 anos a 10 anos. Segundo ele, com o alongamento dos contratos, as concessionárias começam a pedir financiamentos ao BNDES, como é o caso da MRS Logística S.A. e da América Latina Logísitca do Brasil S.A. (ALL).