A italiana Fiat e a montadora americana Ford estariam negociando a fabricação de um carro de pequeno porte, o que poderia ser um substituto para o Ford Ka. A informação - divulgada pelo jornal alemão Handelsblatt - foi confirmada à agência Reuters por uma fonte próxima às negociações. A Fiat e a Ford, por sua vez, não comentaram o assunto. Mas, segundo a reportagem, "as conversas já estão bastante adiantadas".
Há algum tempo, a Fiat vem afirmado que quer trabalhar com outras montadoras em projetos específicos para reduzir riscos e economizar nos gastos de desenvolvimento. A medida faz parte da estratégia da empresa de voltar a registrar lucro, frente ao prejuízo recorde de 2002.
A montadora argumentou que, enquanto parceira da GM - acordo que foi suspenso em fevereiro - não era capaz de firmar acordos competitivos. Na última terça-feira, o presidente executivo da Fiat, Sergio Marchionne, afirmou - sem citar nomes - que espera assinar uma nova parceria até o final do ano. Ele destacou, no entanto, que a montadora aliada não seria asiática e que a operação envolveria a troca de ações.
A possível parceria com a Ford vem numa boa hora, já que a montadora está pesquisando um substituto para o seu mais velho e menor modelo, o Ka, e a Fiat planeja trazer seu modelo Cinquecento de volta ao mercado em 2007.
A Fiat já possui uma joint-venture com a francesa PSA Peugeot Citroen para a fabricação de vans.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”